domingo, 19 de abril de 2009

Dieta Taoísta

Ainda que haja escolas históricas e modernas diversas do taoísmo, com diferentes ensinamentos sobre o assunto, é seguro dizer que muitos taoístas encaram a dieta como de extrema importância para a saúde física e mental, especialmente em relação ao “chi” (energia da vida) dos alimentos. Uma dieta tao, ou taoísta, típica deve focar em:
Aumentar a ingestão de:* Grão integrais e produtos feitos desses.* Vegetais (de preferência orgânicos e da estação).* Frutas (não tropicais, frutas secas são muito boas).* Sementes e nozes.* Tofu e soja.* Ervas.* Chá.
Diminuir a ingestão dos seguintes alimentos na dieta tao:* Carne vermelha (a qual pode ser de difícil digestão).* Produtos refinados como açúcar, pão e farinha de trigo.* Laticínios.* Bebidas e alimentos frios.
Ervas na dieta taoísta
Alguns taoístas praticam o herbalismo em suas dietas. Muitos acreditam que usando diferentes ervas na sua comida podem aumentar a energia positiva no seu corpo, e que misturando duas ervas de efeitos opostos podem diminuir a energia positiva e aumentar a negativa, de acordo com o raciocínio Yin e Yang.

Nenhum comentário:

Postar um comentário